A UNIGRAN tem como missão proporcionar o desenvolvimento nacional, mediante a oferta de ensino de qualidade, para formar não só profissionais que atendam às carências e necessidades do país, mas também cidadãos críticos e capacitados para o trabalho intelectual e para a pesquisa e que contribuam em todos os sentidos para esse desenvolvimento.

Para cumprir sua missão, a UNIGRAN prioriza o aperfeiçoamento de suas funções e uma expansão criteriosa para efetivar sua proposta educacional estabelecidos em seu Estatuto .



  • promover a educação integral do homem - espírito e matéria, desenvolvendo as competências e habilidades físicas e mentais, criando condições para a prática da liberdade e respeito ao direito do próximo;
  • promover o ensino de graduação e de pós-graduação presencial e a distância, a fim de formar profissionais para o mercado de trabalho, para as atividades intelectuais, acadêmicas e de pesquisa, nos diferentes campos do conhecimento, com vistas ao desenvolvimento nacional e ajustado da sociedade;
  • promover, compreender e preservar as diferentes formas da arte e da cultura e outras manifestações culturais, mediante desenvolvimento global das sociedades regional e nacional;
  • prestar serviços específicos, mediante extensão universitária, como forma de trazer a comunidade para dentro da Instituição e como forma de integrá-la à realidade regional;
  • atuar intensamente em ações de responsabilidade social que promovam benefícios a sociedade e intensificar a atuação em programas de inclusão social;
  • promover e manter, por intermédio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, uma postura crítica e o espírito de busca da verdade, pelo cultivo do saber em todas as áreas dos conhecimentos básicos, sem limitações ou condicionamentos, num ambiente de liberdade, responsabilidade e de respeito aos princípios de justiça;
  • preservar os valores morais, éticos, cívicos e cristãos, com vistas a aperfeiçoar a sociedade na busca do equilíbrio e do bem estar do homem;
  • promover a defesa do meio-ambiente, com respeito à dignidade de todas as criaturas;
  • fortalecer o Programa de Avaliação Institucional, visando ao conhecimento dos seus problemas e oportunidades, a fim de promover o aperfeiçoamento das funções/serviços da IES visando à excelência;
  • aperfeiçoar o sistema de comunicação Institucional com a comunidade interna e externa
  • ser uma instituição aberta a toda a sociedade, contribuindo, desta forma, com o desenvolvimento de todas as faculdades intelectuais, físicas e espirituais do homem.




A UNIGRAN desenvolveu um projeto inovador em seu contexto institucional caracterizado pela difusão do atendimento da Instituição no interior do estado. O projeto obteve o sucesso esperado já no primeiro semestre de seu funcionamento; portanto, foi definida a ampliação para atendimento a outros estados, tendo em vista a característica peculiar de grande dimensão geográfica que impede o acesso de muitos ao conhecimento e ao ensino superior, dificultando o desenvolvimento desejável ao Brasil.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIGRAN definiu a instalação de cursos de graduação na modalidade de EaD, a partir de 2005. Conforme previsto, a UNIGRAN vem ampliando essa oferta nos últimos anos desenvolvendo essa modalidade e instrumentalizando-se a fim de oferecer educação a distância com a mesma qualidade que desenvolve seus cursos presenciais há 35 anos.

A seguir, apresentam-se fragmentos extraídos do PDI da UNIGRAN, referentes às metas e às ações em relação aos cursos de educação a distância.



  • Atender às necessidades de educação da população do país e do exterior mediante a oferta de programas e cursos na modalidade de EaD.
  • Atuar na modalidade de ensino a distância, proporcionando à população estudantil diversos níveis de formação, bem como à comunidade, empresas públicas, privadas, sindicatos, entidades representativas da sociedade civil, dispersas geograficamente que não têm possibilidade de participar de cursos presenciais.
  • Assegurar criação, execução, avaliação, difusão e gestão dos projetos e experiências em educação a distância.


A Instituição definiu e implementou ações nos últimos anos, a fim de atingir as metas estabelecidas quanto a educação a distância:

  • adotou um sistema de ensino que utilize várias formas de comunicação bidirecional, audiovisual, de informática e telemática;
  • construiu uma ferramenta especifica da UNIGRAN para a oferta de cursos na WEB;
  • promoveu a flexibilização dos critérios burocráticos que vigoram no sistema de educação presencial, diversificando e ampliando estudos experimentais em cursos a distância, com autonomia e recursos administrativos e financeiros, em conformidade com a legislação e as diretrizes internas;
  • capacitou os docentes e os funcionários da UNIGRAN em Autoria, Tutoria e Monitoria para atuarem em cursos de EaD;
  • disponibilizou recursos tecnológicos para as equipes de autoria de cursos de EaD elaborarem o material didático-pedagógico necessário;
  • manteve atualizados a home page da DEAD e o ambiente de aprendizagem dos cursos em execução;
  • divulgou as modalidades de educação semi-presencial e a distância com equipes interdisciplinares que constituem padrões de referência em qualidade em EaD, em níveis estadual, nacional e internacional;
  • assegurou a aplicação de parâmetros de qualidade, considerando: resultados, ensino, infra-estrutura e instalações, liderança e planejamento;
  • promoveu e ampliou a atualização dos recursos tecnológicos necessários à criação e execução de cursos de EaD;
  • intensificou a capacitação de docentes e funcionários da UNIGRAN em Autoria, Tutoria e Monitoria para atuarem em cursos de EaD;
  • promoveu curso para docentes para utilização das Tecnologias Educacionais existentes na UNIGRAN;
  • adquiriu softwares e hardwares para atualização da sistemática da EaD;
  • estabeleceu os pólos de apoio presencial no contexto nacional e internacional;
  • sistematizou reuniões e workshops com o grupo de especialistas da CEAD, monitores e tutores locais;
  • constituiu equipes para a oferta de outros cursos de graduação e especialização a distância;
  • fortaleceu o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, com a disponibilização de material didático com recursos da WEB;
  • preparou equipe e material para a oferta de curso tecnológicos de demanda do Estado e do país para a oferta na modalidade de EaD;
  • manteve o sistema de avaliação dos cursos;
  • promoveu e organizou eventos e congressos sobre o tema;
  • desenvolveu projetos de cursos de extensão, aperfeiçoamento e atualização na modalidade de EaD;
  • realizou manutenção periódica e sistemática no hardware;
  • sistematizou reuniões e seminários abertos com o grupo de especialistas da CEAD, monitores e tutores locais, bem como especialistas na área;
  • ofereceu curso de capacitação continuada para professores (de comunicadores, de formatação de conteúdo na WEB e de material impresso), utilizando a abordagem interacionista;
  • intensificou a participação da equipe da EAD em congressos e eventos na área;
  • ampliou a edição de Revistas on-line;
  • solicitou o reconhecimento de cursos junto ao MEC;
  • ampliou a oferta de cursos de pós-graduação a distância de acordo com a demanda;
  • procedeu à avaliação do processo de ensino e de aprendizagem e à avaliação do professor/monitor de EaD, visando ao ajustamento e á melhoria do processo;
  • aperfeiçoou o Sistema de Avaliação dos cursos oferecidos a distância;
  • intensificou a capacitação do Corpo Discente em Informática Básica;
  • manteve a avaliação de todos os segmentos envolvidos no processo;
  • fortaleceu o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, com a disponibilização de material didático com recursos da WEB.


Vale destacar, finalmente, que tais ações são de caráter permanente e a elas podem ser agregadas outras em função das necessidades que se apresentarem.
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